Temas livres
NORMAS DE SUBMISSÃO DE TEMAS-LIVRES
Informações gerais
Para submeter o resumo, o(a) autor(a) deve estar com inscrição paga no evento.
O(A) mesmo(a) autor(a) NÃO pode submeter ou ser designado(a) para apresentar mais de dois (2) resumos. Caso necessário, os coautores podem ser atribuídos como apresentadores, desde que estejam devidamente inscritos(as) no evento.
A submissão dos resumos se dará através do e-mail congressobacardioexerc@gmail.com com título “Submissão de Tema livre"
Data limite de submissão: 08 de agosto de 2025.
Divulgação dos resultados da avaliação e seleção dos Resumos: 05 de setembro de 2025.
Limite para solicitar EXCLUSÃO de Resumo submetido: 10 de setembro de 2025.
Da apresentação e publicação
Todos os resumos aprovados serão apresentados no dia 22 de outubro (Quarta-feira) as 14:00h de forma remota via Zoom.
A apresentação remota contará com 7 minutos para apresentação e até 7 minutos para questionamentos dos avaliadores.
Todos os apresentadores devem comparecer à reunião com 10 minutos de antecedência e permanecer até o final da sessão.
Os resumos aceitos e apresentados no congresso serão publicados como suplemento da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício.
Cada resumo pode conter no máximo 10 autores.
Os 2 melhores estudos serão convocados para apresentação presencial no dia 25 de outubro de 2025 (Sábado), as 14:00h.
Os apresentadores dos dois melhores temas receberão uma inscrição para a VII edição do Congresso Baiano de Cardiologia do Exercício e um livro de cardiologia definido pela comissão do evento.
Das responsabilidades
Ao submeter os temas-livres, você concorda em ter os nomes de autores, afiliação e material biográfico utilizados para publicação do resumo como suplemento da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício.
Os autores garantem que são os únicos autores do trabalho, que todos os autores participaram e concordam com o conteúdo e as conclusões do trabalho e que o trabalho não infringe direitos autorais, proprietários ou pessoais de terceiros.
Os autores submetendo o resumo confirmam que o trabalho enviado é original (exceto nos trechos de trabalhos protegidos por direitos autorais totalmente autorizados pelos detentores dos direitos autorais) e que todas as informações declaradas como legítimas se baseiam em um exame e investigação minuciosos quanto à sua precisão.
O responsável pela submissão, assina em nome de todos os coautores, que ele/ela aceita a responsabilidade pelas regras atuais para submissão e apresentação
.
FORMATAÇÃO E ESTRUTURA DO DOCUMENTO
O tema deve ser submetido em documento word (.docx). Submissões em outros formatos, como imagens, texto no corpo do e-mail ou pdf serão negados.
As sessões abaixo devem ser enviadas em um único documento.
Título do estudo: mínimo 5 e máximo 12 palavras, resumindo o conteúdo do artigo (tópico, método, resultados), sem siglas, abreviaturas nem vírgulas.
Nome completo dos autores (seguido do número das suas filiações)
Filiação dos autores: apresentar em ordem numérica (nome da instituição, cidade, Sigla do estado, País)
Resumo curto (para publicação): apresentar o estudo em no máximo 350 palavras com as seguintes divisões:
- Introdução (opcional)
- Objetivo
- Método (Informar comitê de ética, Registro do ensaio clínico ou código do PROSPERO, quando pertinente)
- Resultados: Sumarizar os achados da pesquisa.
- Conclusão: responder de forma suscinta a pergunta da pesquisa.
- Palavras-chave: 3 palavras em português escolhidas dentro dos Descritores em Ciências da Saúde (DECS).
Nome e E-mail do autor correspondente
Atenção: não apresentar tabelas, imagens e referências no resumo curto.
Resumo expandido: uma versão mais detalhada do trabalho deve ser enviada com até 2.000 palavras. Diferente do resumo curto, esta versão deve conter mais detalhes sobre o embasamento, aspectos metodológicos utilizados (teste estatístico, comitê de ética, cálculo do tamanho amostral, estratégia de busca em bases de dados etc) e resultados detalhados da pesquisa. Esta versão será utilizada para avaliação pelos revisores.